STF terá esquema especial de segurança para posse de Lula

Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Por Paulo Moura

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve contar com um esquema especial de segurança para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com informações divulgadas pelo site Metrópoles, o prédio da Corte será protegido por carros vigilantes e policiais.

As viaturas da Polícia Judicial ficarão estacionadas na frente do prédio do STF e a estimativa é de que 50 vigilantes armados e outros 98 desarmados sejam escalados para fazer a segurança do local. A equipe de segurança deve utilizar armamentos de diferentes tipos, desde tasers até armas longas, como submetralhadoras.

O esquema de segurança a ser aplicado deve ser similar ao modelo que foi utilizado no desfile de 7 de Setembro e no segundo turno das eleições. Atualmente, parte da Esplanada dos Ministérios, no trecho que vai do Ministério da Justiça ao Itamaraty, está obstruída.

Para a cerimônia, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal iniciou, junto à Polícia Federal (PF) e à equipe de transição de Lula, os planejamentos do esquema de segurança, que será preparado pela PF em conjunto com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Congresso, Supremo Tribunal Federal, Itamaraty e Comando Militar do Planalto (CMP).

A princípio, a pasta de Segurança do DF ficará responsável por realizar revistas e bloqueios no trânsito para o dia da posse. A pasta também mobilizará forças de segurança para atuarem no atendimento ao público caso seja necessário. A segurança específica de Lula, fica a cargo da PF.

Deixe um comentário...