Três localidades da PB registram umidade do ar parecida com uma das áreas mais secas do mundo
Três localidades da Paraíba registraram nesta semana uma umidade relativa do ar igual ou inferior a 20%, o que torna o ar extremamente seco e equivalente a índices que são encontrados, por exemplo, no deserto do Saara, no Norte da África, que é considerado uma das regiões mais secas do mundo.
Os números são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e foram identificados nos municípios de Patos (20%) e de Itaporanga (18%) e também em São Gonçalo (16%), que é distrito de Sousa. Todos estão no Sertão paraibano.
De acordo com o Inmet, o ar seco pode provocar problemas de saúde e também aumentam a possibilidade de incêndios florestais.
Além das localidades paraibanas, um levantamento do portal g1 com base em dados do Inmet indica que outros 241 municípios do país registraram umidades relativas do ar em índices extremos.
Nos casos mais graves, três cidades de São Paulo, três de Goiás, duas de Mato Grosso do Sul, uma de Minas Gerais e uma do Distrito Federal chegaram ao patamar de 7% (próxima ao Atacama, no Chile, a região mais seca do mundo).