Áudio: Marcos do Val diz que Bolsonaro deu ordem para gravar Moraes

0

Marcos do Val. Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Por Augusto Tenório

Em áudio divulgado na quinta-feira (2/2), Marcos do Val (Podemos-ES) entra novamente em contradição. Na gravação, o senador afirma ter ouvido diretamente de Jair Bolsonaro (PL) detalhes do plano para gravar clandestinamente o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso corrobora a primeira versão dada pelo parlamentar, mas vai na contramão da segunda.

O senador concedeu duas entrevistas à revista Veja e, em ambas as ocasiões, afirmou que Bolsonaro participou ativamente da discussão envolvendo a tentativa de golpe para anular a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na gravação, ele é questionado se o próprio Bolsonaro pediu para que a gravação ilegal fosse feita. “Disse, sim. Que o GSI ia me dar o equipamento para poder montar para gravar. Aí eu falei assim, quando eu falei que ‘mas não vai ser aceito’. ‘Não, o GSI já tá avisado’. Quer dizer, já tinha validado a fala comigo. ‘Eles vão te equipar, botar o equipamento de escuta, de gravação e a sua missão é marcar com o Alexandre e conduzir o assunto até a hora que ele falar que ele, que ele avançou, extrapolou a Constituição, alguma coisa nesse sentido.’ Aí ele falou ‘ó, eu derrubo, eu anulo a eleição, o Lula não toma posse, eu continuo na Presidência e prendo o Alexandre de Moraes por conta da fala dele, que ele teria’”, explica, em áudio.

Ouça:

Na madrugada da quinta-feira, Marcos do Val concedeu uma coletiva, na qual descreveu “tentativa de Bolsonaro de me coagir para que eu pudesse dar um golpe de Estado junto a ele”. A conversa teria ocorrido no dia 7 de desembro de 2022. Posteriormente, nas redes sociais, recuou e afirmou que todo o plano foi explicado por Daniel Silveira, na presença de Bolsonaro, que teria ficado em silêncio.

About Author

Deixe um comentário...