Bancada Evangélica emite nota de repúdio contra Lula

Frente Parlamentar Evangélica. Foto: Izac Tomaz

Por Leiliane Lopes

A Frente Parlamentar Evangélica (FPE) emitiu na sexta-feira (25) uma nota de repúdio contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que ameaçou culpar as igrejas evangélicas pelas mortes de não vacinados, caso elas não aceitem apoiar as campanhas de vacinação.

Na visão dos parlamentares, o presidente eleito demonstra “claro intuito de perseguir preconceituosamente à comunidade Evangélica” uma vez que, durante sua fala sobre a vacinação, ele não citou nenhuma outra organização religiosa, sindical ou qualquer outro segmento.

– Discursos como esse reforçam a necessidade de continuarmos conclamando nossa sociedade a refletir sobre os fundamentos e os princípios que nortearão a República, caso Lula assuma e permaneça presidente, eis que tal fala conduz o país ao temeroso caminho da discriminação, preconceito e intolerância religiosa, especificamente contra os evangélicos – diz trecho da nota.

A FPE ainda afirma que repudia qualquer ação de discriminação e preconceito e que preza pela liberdade de escolha não só dos evangélicos, mas de todo o cidadão brasileiro.

NOTA DE REPÚDIO
A Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional (FPE) vêm, em defesa de todos os Evangélicos do Brasil, repudiar veementemente a fala do Ex-Presidente Lula, que na quinta-feira (24) do mês em curso, afirmou que “vai responsabilizar os Evangélicos pelas mortes” no contexto da Pandemia.

Ao complementar a fala, Lula disse que vai “pegar muita gente”, demonstrando claro intuito de perseguir preconceituosamente a comunidade Evangélica, visto que não se referiu a nenhuma outra organização religiosa, sindical e ou a qualquer outro segmento da sociedade que defende a ampla liberdade de escolha de seus integrantes.

Discursos como esse reforçam a necessidade de continuarmos conclamando nossa sociedade a refletir sobre os fundamentos e os princípios que nortearão a República, caso Lula assuma e permaneça na presidente, eis que tal fala conduz o país ao temeroso caminho da discriminação, preconceito e intolerância religiosa, especificamente contra os Evangélicos.
Diante do fatídico caso, a FPE vem a público repudiar toda e qualquer ação ou ato de discriminação e ou preconceito, principalmente de intolerância religiosa, bem como reafirmar o seu compromisso de zelar pela equidade e a defesa do direito liberdade de escolha não só da comunidade Evangélica, mas de todo o povo brasileiro.

Cabe ainda destacar que a Frente Parlamentar Evangélica não compactua com quaisquer tipos de violação de direitos individuais ou coletivos, eis que age e atua de forma estritamente legal e atinente a lei maior do país, nossa Constituição.

Neste contexto relembramos que a Carta Magna de 1988 tem entre seus fundamentos a promoção do bem de todos na busca de uma sociedade mais justa, livre e solidária, considerando a cidadania e a dignidade da pessoa humana como princípios fundamentais, repudiando preconceitos de quaisquer tipos, sem distinção de origem, raça, cor, sexo, religião e ou quaisquer outras formas de sectarismo.

Em suma, reafirmamos a idoneidade da comunidade evangélica e exigimos respeito.

Brasília – DF, 25 de novembro de 2022.

SÓSTENES CAVALCANTE
Deputado Federal – PL/RJ