Bancada federal da Paraíba reage e cobra volta da Operação Carro-Pipa

Carro-pipa. Foto: Prefeitura de Itu

Parlamentares paraibanos começaram a reagir ao descaso do Governo Federal que resultou na suspensão da Operação Carro-Pipa no Nordeste. Em um dos seus primeiros atos na equipe de Lula (PT) para a transição de governo, o deputado federal Gervásio Maia (PSB) cobrou providências do Ministério do Desenvolvimento Regional para a retomada imediata do fornecimento de água potável na região.

O paraibano está justamente no setor de Desenvolvimento Regional na equipe de transição e, em contato com o blog logo após a reunião com o Ministério, comentou a situação desse caso em Brasília.

“Disse que não tem mais orçamento, ou seja, eles não se planejaram. Eles sabem, ao longo de todas as décadas, quanto precisa para manter durante os 12 meses do ano. A gente fica cada vez mais impressionado com o tamanho da desorganização como o orçamento deste ano foi mal feito e como o planejamento para o ano que vem também está cheio de erros”, declarou.

A senadora Daniella Ribeiro (PSD) usou a tribuna do Senado para reforçar a cobrança. “As nossas escolas das áreas mais afastadas das cidades também estão ameaçadas pelo corte no fornecimento de água. Por isso, faço um apelo ao Governo Federal para que não abandone o nosso povo sertanejo, o nosso povo que depende dessa água, não apenas para beber, como também para manter as pequenas lavouras de subsistência”, afirmou.

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) pediu agilidade ao Ministério da Economia na suplementação de recursos para retomada da Operação Carro Pipa na Paraíba, prevista para acontecer na próxima semana.

Operação Suspensa

A operação está suspensa desde o último dia 16 de novembro por conta da falta de verbas. Financiada pelo exército brasileiro, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Carro-Pipa leva água potável à população nordestina há mais de 20 anos e atende 1,6 milhão de famílias no semiárido do nordestino.

Resposta do MDR

Em contato com o blog, o Ministério do Desenvolvimento Regional enviou nota:

“Para assegurar a continuidade da Operação Carro Pipa a Junta de Execução Orçamentária (JEO) aprovou, na última segunda-feira (21), a liberação de crédito suplementar ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O recurso deverá ser disponibilizado pelo Tesouro Nacional na próxima semana.

A iniciativa é uma cooperação entre o MDR e o Ministério da Defesa para distribuir água potável às populações atingidas por estiagem e seca no semiárido nordestino e na região norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A necessidade de recursos adicionais já havia sido formalmente comunicada ao Ministério da Economia e estava aguardando decisão da JEO. O MDR destaca a importância da Operação Carro Pipa e trabalha para que as atividades sejam retomadas o mais breve possível.”

Deixe um comentário...