Candidatas denunciam constrangimento durante realização de prova do concurso da PB Saúde: “Mandaram tirar toda nossa roupa e filmaram”; Empresa realizadora traz sua versão
Candidatas que participaram do concurso da Fundação PB Saúde no último fim de semana, dias 14 e 15 de dezembro, denunciaram um episódio de constrangimento extremo ocorrido durante a realização das provas no prédio da Ecisa, em Patos, Sertão da Paraíba.
De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Isaías Nóbrega, da Rádio Arapuan, quatro mulheres que disputavam vagas para o cargo de enfermeira relataram terem sido obrigadas a tirar a roupa e submetidas a uma revista em uma sala enquanto eram filmadas. Segundo as candidatas, a ação foi motivada por uma suposta denúncia de irregularidades no local, mas nenhuma prova de fraude foi encontrada.
As candidatas, profundamente abaladas pelo ocorrido, decidiram abandonar a prova antes de concluí-la. Elas afirmaram que o episódio gerou um dano psicológico irreparável. As mulheres já contrataram advogados e pretendem acionar a Justiça, alegando abuso de autoridade e constrangimento por parte da organização do concurso e dos fiscais envolvidos.
OUTRO LADO
A banca examinadora IDECAN, responsável pela organização do certame, entrou em contato com a nossa produção e trouxe a seguinte explicação:
O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) nega veementemente que tenha exposto qualquer candidata a situação de constrangimento.
A prática que foi adotada pelo Idecan no concurso da Fundação PB Saúde, no último fim de semana, está dentro dos padrões éticos aplicados em todos os seus certames. Durante a utilização do detector de metais, quando o dispositivo emite sinal sonoro junto a uma candidata, ela é levada à coordenação acompanhada pela fiscal de sala e de uma policial, ambas mulheres, e passa pelo procedimento padrão de abordagem – feito pelo oficial feminino.
Em seus mais de 25 anos realizando concursos públicos em todo o país, a banca atua com lisura, seriedade e respeito aos candidatos.
Clique aqui para ver o documento “Idecan-nota.pdf”
Por Patos Online
Com Blog do Jordan Bezerra