Conheça Ron DeSantis, republicano que disputará contra Trump prévias presidenciais para 2024

0

O governador da Flórida, Ron DeSantis — Foto: Getty Images via BBC

Por James Oliphant, da Reuters

O governador da Flórida, Ron DeSantis, que anunciou, na quarta-feira (24), que disputará a indicação presidencial republicana para 2024, provavelmente será o principal rival do ex-presidente Donald Trump devido ao seu crescente perfil nacional e perspicácia na arrecadação de fundos.

O anúncio da candidatura será feito em uma conversa de DeSantis com o proprietário do Twitter, Elon Musk, disse um porta-voz de sua equipe política.

O evento acontecerá às 19h, horário de Brasília, no Twitter Spaces, onde os usuários da plataforma podem participar de conversas em áudio e serão moderados pelo empresário de tecnologia David Sacks.

O titã da tecnologia confirmou publicamente a conversa em um evento do Wall Street Journal na terça-feira (23).

“Vou entrevistar Ron DeSantis, e ele tem um grande anúncio a fazer. E será a primeira vez que algo assim acontecerá nas redes sociais e com perguntas e respostas em tempo real, sem roteiro”, disse Musk, acrescentando que não planejava endossar um candidato “neste momento”.

A equipe DeSantis está planejando um cronograma agressivo e uma abordagem não convencional para uma campanha presidencial.

A equipe está planejando uma blitz imprevisível e implacável do mapa político projetada para colocá-lo rapidamente na frente de milhares de eleitores primários, agitar o quadro e provocar contrastes entre o governador de 44 anos e as campanhas de seus rivais mais velhos – o ex-presidente Donald Trump, o atual favorito do Partido Republicano, e o presidente Joe Biden – de acordo com pessoas familiarizadas com o planejamento.

Quem é Ron DeSantis?

Vida no setor público

DeSantis, de 44 anos, passou a maior parte de sua carreira no serviço público e no governo.

Enquanto estava na Harvard Law School, ele foi comissionado como oficial da Marinha dos Estados Unidos e, após a formatura, ingressou no Corpo de Juízes e Advogados (ramo da justiça militar) como advogado.

Nessa função, ele foi designado para o campo de prisioneiros militares na Baía de Guantánamo, em Cuba, onde supervisionava o tratamento dos detidos. Mais tarde, ele foi enviado ao Iraque para aconselhar uma equipe de SEALs (Forças de Operações Especiais da Marinha dos EUA).

DeSantis trabalhou brevemente como procurador-assistente dos EUA na Flórida antes de uma candidatura bem-sucedida a uma cadeira no Congresso dos EUA, em 2012. Ele serviu no Congresso até concorrer a governador em 2018.

Relação com Trump

DeSantis era um político desconhecido em todo o estado da Flórida quando se candidatou ao cargo de governador e não foi o favorito para a indicação republicana.

Em seguida, ele obteve o endosso do então presidente Trump, a quem elogiou na campanha e em anúncios de TV. DeSantis acabou vencendo a eleição por uma margem apertada.

Desde então, Trump assumiu o crédito pela vitória de DeSantis e acusou seu colega republicano de ser desleal por considerar desafiá-lo pela indicação presidencial.

Essa vitória estreita não convenceu DeSantis de que deveria governar por consenso.

Como detalhou em discursos recentes, ele acreditava ter um mandato para aproveitar ao máximo os poderes concedidos ao governador, dizendo que queria tirar “toda a carne do osso”.

DeSantis exerceu esse poder influenciando a legislação, punindo seus críticos e lotando os tribunais, escritórios e conselhos estaduais com aliados. Alguns observadores políticos da capital do estado dizem que ele é o governador mais poderoso e temido da história do estado.

Ele foi reeleito por quase 20 pontos percentuais em 2022.

Amor pelo baseball

Quando jovem, crescendo na Flórida, a vida de DeSantis era consumida pelo baseball. Seu time de infância em Dunedin, um subúrbio de Tampa, chegou à Little League World Series em 1991.

Ele arremessou e jogou na terceira base. Em um jogo durante a série, ele acertou um home run e eliminou 11 rebatedores.

DeSantis serviu como capitão do time de beisebol do time do colégio como estudante de graduação na Universidade de Yale. Sua camisa de Yale está pendurada em seu escritório no Capitólio da Flórida.

Opiniões políticas

DeSantis é casado com Casey Black, que conheceu quando ela era repórter de TV. O casal tem três filhos.

Ele fez seu nome nacionalmente ao se opor a muitas das políticas defendidas pelo governo dos EUA para impedir a propagação da Covid-19.

Ele resistiu às obrigações de máscaras e vacinas e estava determinado a manter os comércios da Flórida e os destinos turísticos abertos durante a maior parte da pandemia.

Desde então, ele se tornou uma figura importante dentro do Partido Republicano na luta contra o que ele argumenta serem políticas excessivamente progressistas favorecidas por educadores e corporações.

Ele pressionou a legislatura estadual a aprovar proibições contra o ensino da “Teoria Crítica da Raça” – que argumenta que a nação está dividida pelo racismo sistêmico – e conceitos de identidade de gênero nas escolas públicas.

Os legisladores também aprovaram recentemente a proibição de gestores de ativos que utilizam fatores ambientais, sociais e de governança ao fazer investimentos.

DeSantis é um crítico persistente das políticas federais de imigração. Em 2022, ele foi elogiado pelos conservadores e condenado pelos democratas quando fretou dois aviões para transportar imigrantes venezuelanos do Texas para Massachusetts.

About Author

Deixe um comentário...