Contribuinte de João Pessoa pode acessar dados de IPTU e TCR por aplicativo

Aplicativo IPTU/TCR João Pessoa 2023 — Foto: Dani Fechine

A Prefeitura de João Pessoa criou um aplicativo para facilitar ao contribuinte o acesso às informações de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Taxa de Coleta de Resíduos (TCR). O aplicativo para smartphones “IPTU/TCR João Pessoa 2023” está disponível para IOS e Android, ligando o usuário diretamente ao Portal do Contribuinte com acesso às guias para impressão e pagamento.

O app foi desenvolvido por meio da Secretaria da Receita Municipal (Serem), Unidade Executora do Programa (UEP) João Pessoa Sustentável e Secretaria de Planejamento (Seplan).

As guias de pagamento de 2023 começarão enviadas par as residência dos contribuintes ainda em janeiro, mas o boleto pode ser antecipado pelo aplicativo. São três opções de pagamento:

  • Cota única com desconto de 15%, vencendo dia 7 de março;
  • Cota única sem desconto, vencendo no dia 10 de abril;
  • Parcelado em até 10 vezes, com primeira parcela vencendo em 7 de março.

Ainda tem o desconto cumulativo de mais 5% para contribuintes que estavam adimplentes no dia 31 de dezembro de 2022.

IPTU/TCR João Pessoa 2023

Prefeitura de João Pessoa cria aplicativo para contribuinte acessar dados de IPTU e TCR. — Foto: Foto: Divulgação/Secom JP
Prefeitura de João Pessoa cria aplicativo para contribuinte acessar dados de IPTU e TCR. — Foto: Foto: Divulgação/Secom JP

Além de gerar boleto, o contribuinte tem acesso a atendimento virtual, agendamento de atendimento presencial no Centro Administrativo Municipal (CAM), a notícias, à ficha cadastral do imóvel, consulta à alterações cadastrais, 1Doc, e ao Portal do Contribuinte.

Ao escolher a opção atendimento virtual, o usuário poderá solicitar o número de inscrição do imóvel, prestar esclarecimentos sobre alterações cadastrais e obter esclarecimentos sobre a alteração do valor do imposto ou da taxa.

É possível ainda pesquisar protocolos e informar alteração de endereço para correspondência.

Deixe um comentário...