Dinheiro esquecido: veja como consultar se você tem valores a receber
Os brasileiros já podem consultar se têm valores esquecidos em bancos para receber. A verificação é feita pela internet, através do Sistema de Valores a Receber (acesse aqui).
É importante destacar que até 6 de março será permitido apenas fazer a consulta sobre os valores esquecidos. Os saques para resgatar o dinheiro poderão ser solicitados a partir de 7 de março. De acordo com o Banco Central, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de R$ 6 bilhões a receber.
A partir de agora, será possível consultar valores esquecidos de pessoas falecidas, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema informará a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.
De onde vem o dinheiro?
Os valores esquecidos são contas de pagamento pré ou pós-pagas encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas. Além de contas corrente ou poupança encerradas, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito, recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados, tarifas cobradas indevidamente e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente.