Emergentes têm dívida trilionária com a China – e os prazos estão vencendo

0

Bandeira da China hasteada do lado de fora em uma rua de Hong Kong — Foto: Paul Yeung/REUTERS

por Simone McCarthy, da CNN

Os países em desenvolvimento devem pelo menos US$ 1,1 trilhão (R$ 5,37 trilhões) a credores da China, de acordo com uma nova análise de dados publicada na segunda-feira (6/11).

Segundo o levantamento, mais da metade dos milhares de empréstimos que a China concedeu ao longo de duas décadas são devidos num momento em que muitos dos devedores enfrentam dificuldades financeiras.

Nesse cenário, é crescente o número de reembolsos de empréstimos vencidos aos credores chineses, de acordo com a AidData, um laboratório de investigação universitário da William & Mary, na Virgínia.

A AidData concluiu que quase 80% da carteira de empréstimos da China no mundo em desenvolvimento está voltada para apoiar países em dificuldades financeiras.

Ao longo dos anos, Pequim vem direcionando investimentos para o financiamento de infraestrutura nos países mais pobres – inclusive no âmbito de um esforço que o presidente da China Xi Jinping classificou como o carro-chefe da “Iniciativa Cinturão e Rota”, lançada há uma década neste outono.

About Author

Deixe um comentário...