Entenda por que policiais cortaram camisa de brasileiro após prisão nos EUA

0

Danilo Cavalcante. Foto: Reprodução

por Beatriz Consolin e Luccas Oliveira

Policiais cortaram as roupas de Danilo Cavalcante, preso na quarta-feira (13) no estado norte-americano da Pensilvânia, antes de levá-lo sob custódia. Ele estava foragido desde 31 de agosto e era considerado “extremamente perigoso”.

As escolas foram fechadas e os moradores foram colocados em alerta enquanto a polícia procurava o fugitivo de 34 anos na área cerca de 32 quilômetros ao norte da prisão da qual ele fugiu há duas semanas. Autoridades chegaram a oferecer uma recompensa de US$ 25 mil por informações que levassem à sua captura.

Veja por que isso foi feito, de acordo com analistas da emissora CNN:

  • Garantir que não está escondendo armas ou ferramentas

“Ele é uma pessoa muito perigosa e desesperada, está fugindo há 14 dias, armado. Sabe-se que os prisioneiros, antes de serem levados de volta sob custódia, muitas vezes escondem coisas em seus corpos para que eles machuquem os policiais mais tarde ou se livrem das algemas. Então, você definitivamente quer tirar essas roupas quando tiver a oportunidade de fazê-lo com segurança”, explicou Andrew McCabe, analista sênior de aplicação da lei da emissora CNN.

  • Fazer uma rápida inspeção corporal

“Ele pode estar ferido durante a fuga, e você quer ter certeza de documentar sua condição física antes de assumir a custódia dele dentro de um carro onde ele está trancado essencialmente com apenas dois policiais. Você quer deixar bem claro que, se ele foi machucado, espancado ou ferido de alguma forma, essas coisas aconteceram antes de ele ser preso”, acrescentou McCabe.

  • Para ajudar a identificá-lo

“Neste momento, eles não têm a capacidade de verificar essas impressões digitais ou obter DNA”, explicou John Miller, chefe da aplicação da lei e analista de inteligência da CNN. “Mas eles sabem, a partir de seus registros de prisão, todas as suas tatuagens, que eles são capazes de fazer uma inspeção visual porque, particularmente, se alguém estiver dizendo: ‘Eu não sou esse cara’, você sabe, você será capaz de descobrir rapidamente. Essas são marcações exclusivas dele”.

About Author

Deixe um comentário...