Especialistas explicam: como Bruna Lombardi envelheceu tão bem?

Bruna Lombardi na juventude e Bruna Lombardi atualmente. Foto: Reprodução

Por Leo Dias

Recentemente a atriz Bruna Lombardi voltou a chamar atenção por sua beleza, boa forma e saúde. A atriz, que completou 70 anos em agosto, contou recentemente que com frequência é questionada sobre como se mantém tão bem mesmo com o passar dos anos. A reportagem conversou com alguns especialistas, que explicaram como é possível equilibrar o avançar da idade com beleza e bem-estar.

É essencial uma rotina equilibrada, alinhando, alimentação, hidratação e atividades físicas. “A hidratação pelo fato do corpo humano ser aproximadamente 70% água e de ser necessária para o bom funcionamento de todos os sistemas corporais, inclusive pela qualidade, elasticidade e o ‘viço’ da pele, sua beleza e brilho. Quando desidratada perde elasticidade e ‘turgor’, fazendo com que se enrugue com mais facilidade”, explica o Dr. Leandro Franco.

Bruna Lombardi

“Já as atividades físicas produzem algumas substâncias antinflamatórias, outras que produzem relaxamento físico e mental, previnem a flacidez por manter o ‘preenchimento’ abaixo da pele, além de manter os músculos e tendões fortes para suportar o envelhecimento sem quedas, fraturas ou problemas articulares”, acrescenta Franco, que é especialista em Cardiologia pela Beneficência Portuguesa de São Paulo, AMB (Associação Médica Brasileira) e SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), Certificação Nacional em Medicina da Obesidade e membro da SBEMO (Sociedade Brasileira de Medicina da Obesidade).

O especialista também destaca que não tem idade para começar a se cuidar. No entanto, adiar esses cuidados podem fazer com que haja a necessidade de uma atenção maior. “A alimentação é basicamente a mesma para a maioria das pessoas, independente da idade. Rica em proteínas, com mais alimentos preparados e menos ultraprocessados. A maior diferença será na parte hormonal, que nas mulheres próximas dos 50 anos pode estar alterada pela menopausa, e nos homens de mesma idade pela andropausa”, pontua Franco.

A reportagem também conversou com o Dr. Rafael De Fina, que falou sobre os cuidados com a pele. “O principal é o uso diário de protetores solares com fator de proteção acima de 30, seguido de uma boa alimentação, prática de exercícios físicos regulares e hábitos de vida saudáveis”, aconselhou ele, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro da International Society for Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) e CEO da Clínica De Fina em São Paulo.

De Fina ainda destacou que é imprescindível a atenção à pele o quanto antes. “Depois que os danos à pele já estão instaurados é necessário uma gama maior de cuidados, geralmente sendo necessário o uso de procedimentos minimamente invasivos como aplicação de botox, bioestimuladores de colágeno, reposição de volume com preenchedores, lasers e peelings, até procedimentos mais invasivos como a cirurgia plástica”, destacou.

Bruna Lombardi

Para o Dr. Leandro Franco, diversos fatures contribuem para que Bruna Lombardi envelheça tão bem. “Ela sempre cuidou muito bem da pele e mantém as mesmas proporções do rosto de quando era jovem, sem aqueles preenchimentos que muitas mulheres fazem e as deixam irreconhecíveis, por mudar as características originais e naturais da face”, pontua.

O Dr. Rafael De Fina reforça a importância da atenção aos cuidados desde cedo. “Atores e pessoas que trabalham com a sua imagem tendem a ter cuidados maiores desde jovens com a pele, propiciando um envelhecimento saudável e prolongado. Além disso, existem fatores genéticos da própria atriz que contribuem para que aos 70 anos ela esteja com uma aparência tão jovial”, diz.

Deixe um comentário...