Esposa de secretário do Ministério da Saúde assume diretoria na pasta

0

Juliana Ramos Bruno, esposa do atual secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Nésio Fernandes. Foto: Reprodução

Por Flávia Said

A nutricionista Juliana Ramos Bruno, esposa do atual secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Nésio Fernandes, foi nomeada diretora de Programa da ministra da Saúde, Nísia Trindade. A nomeação foi publicada na edição da sexta-feira (27/1) do Diário Oficial da União (DOU), em portaria assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Nésio Fernandes comanda uma das principais secretarias da pasta e é dirigente do PCdoB. Ele foi secretário estadual da Saúde do Espírito Santos no governo de Renato Casagrande (PSB), entre 2019 e 2022, e também presidiu o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Por sua vez, Juliana Ramos Bruno já foi subsecretária de Saúde em Cariacica, município capixaba, e também já atuou na Secretaria Municipal de Saúde de Vitória.

Mestre em Nutrição e Saúde (2012) pela Universidade Federal de Goiás, Juliana possui especialização em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição pela Fiocruz-Brasília e especialização em Processos Educacionais em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que todas as nomeações da pasta são baseadas em critérios técnicos.

“No caso de Juliana Ramos Bruno, a profissional tem todos os requisitos necessários para ocupar a vaga de diretora de programa da pasta, já que possui doutorado em Saúde Coletiva e mestrado em Nutrição e Saúde, com especialização em Processos Educacionais em Saúde. Também possui experiência na área de Formação em Saúde, atuando principalmente nas áreas de formação de especialistas para o SUS e segurança alimentar e nutricional.”

O secretário Nésio Fernandes também foi questionado pela reportagem sobre a indicação, mas não respondeu. Juliana foi procurada pelas redes sociais e não deu retorno. O espaço permanece aberto.

Fernandes integrou a equipe de transição de Lula e está no comando da secretaria desde o início da atual gestão. Ele é médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde.

Formado em Cuba, com revalidação do diploma no Brasil, seu nome foi alvo da oposição ao governo de Casagrande na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Uma das agendas de Nésio na Secretaria de Atenção Primária à Saúde é a retomada do programa Mais Médicos, abandonado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Filiado ao PCdoB, Fernandes se candidatou deputado estadual pelo Tocantins em 2018, mas não foi eleito.

A secretaria de Atenção Primária à Saúde é responsável, por exemplo, pela Estratégia de Saúde da Família e por criar políticas para ramos específicos da população, como como crianças, adolescentes, mulheres, homens e pessoas idosas. Além da prevenção a doenças crônicas, tabagismo e alcoolismo.

About Author

Deixe um comentário...