‘Figura marcante’, ‘legado’, ‘irreverente’, ‘dedicou a vida à nossa cultura’: a repercussão da morte de Biliu de Campina

0

Biliu de Campina se apresentou no São João 2022 de Campina Grande no último dia 25 de junho — Foto: Divulgação/Codecom/PMCG

Artistas e políticos prestaram homenagens ao cantor e compositor Biliu de Campina, que morreu na segunda-feira (8), no Hospital de Trauma de Campina Grande, após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

O governador da Paraíba, João Azevedo, foi um dos primeiros a prestar homenagem a Biliu, por meio de uma publicação em seu perfil no X, antigo Twitter, no qual postou uma foto com o cantor.

“Perdemos um dos grandes nomes da nossa música e da cultura popular. Figura marcante do nosso forró, Biliu, que carregava Campina no nome, ajudou a transformar a Rainha da Borborema na terra do Maior São João do Mundo e ficará marcado pra sempre na nossa história”, escreveu o governador da Paraíba.

Governador da Paraíba, João Azevedo, ao lado de Biliu de Campina. — Foto: Reprodução/Rede Sociais
Governador da Paraíba, João Azevedo, ao lado de Biliu de Campina. — Foto: Reprodução/Rede Sociais

A cantora Helloysa do Pandeiro, que foi ‘apadrinhada’ por Biliu de Campina desde o início da sua carreira, lamentou a perda do artista.

“Esse está sendo um momento extremamente difícil e doloroso. Não só para mim como para toda a minha família, mas eu não poderia deixar de vir aqui e falar um pouco sobre quem foi Biliu de Campina, porque Biliu foi uma das pessoas mais importantes da minha vida, não só na minha carreira como na minha vida pessoal. Biliu foi a pessoa que alavancou a minha carreira, ele foi a primeira pessoa que me levou para cantar em um palco, no Teatro Severino Cabral. […] A partir daí, aconteceu uma conexão entre a gente que a gente não se soltou mais, então isso está sendo extremamente difícil para mim. Mas pode ter certeza que eu vou continuar seguindo o legado de Biliu de Campina e levando a arte dele para todo lugar”, disse a cantora.

Helloysa do Pandeiro foi apadrinhada por Biliu de Campina — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
Helloysa do Pandeiro foi apadrinhada por Biliu de Campina — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, publicou em seu perfil do Instagram uma foto ao lado do cantor e lamentou a perda do artista. “O mestre Biliu se foi, mas vai deixar uma vida inteira de poesia, musicalidade, verso, ritmo e irreverência”, escreveu o prefeito de Campina Grande.

O vice-presidente do Senado Federal e ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, também usou seu perfil do Instagram para manifestar o luto pela partida de Biliu de Campina. “Campina Grande ficou mais triste nesta segunda-feira com a notícia da passagem do nosso querido Biliu de Campina. Perdemos um dos mais autênticos ícones da nossa cultura e a nação forrozeira, um dos maiores defensores”, publicou.

O cantor e compositor Santanna, o Cantador gravou um vídeo deixando sua homenagem a Biliu de Campina. “Um dos maiores artistas brasileiros. Vai fazer uma falta muito grande para a nossa cultura popular nordestina. […] Vai deixar muitas saudades para nós”.

O vice-gorvernador da Paraíba, Lucas Ribeiro, homenageou Biliu de Campina em uma publicação no seu perfil do Instagram. “O seu pandeiro, símbolo inseparável da sua arte, agora só toca saudade. Sem a embolada de Biliu, a gente recorre à memória e ao legado deixado por esse artista, tão irreverente, que muito nos orgulhou e representou”, escreveu o vice-governador.

A senadora Daniella Ribeiro também usou o seu perfil no X, antigo Twitter, para expressar o luto pela perda de Biliu de Campina. “Um grande artista que dedicou a vida à nossa cultura através da música. Composições que jamais serão esquecidas pela originalidade, humor e tradição”, escreveu a senadora.

O cantor e sanfoneiro Fabiano Guimarães também prestou homenagem a Biliu, através de uma foto que publicou ao lado do artista no Instagram, na qual escreveu a legenda “HOJE O FORRÓ ESTÁ DE LUTO! Perdemos um dos maiores representantes da nossa cultura!”.

A cantora e compositora Val Donato também usou sua conta no Instagram para homenagear Biliu de Campina. “Perdemos Biliu. Minha maior referência de côco, especialmente. Ouvia desde criança e me divertia muito com sua irreverência e criatividade. Era o show que eu não perdia por nada no São João de Campina Grande. Deixa muita saudade”, escreveu a artista.

Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) publicou uma nota de pesar pelo falecimento do cantor Biliu de Campina.

“Neste momento de dor e saudade, a Assembleia Legislativa se une em solidariedade, expressando sinceras condolências e votos de conforto aos familiares e amigos do cantor Biliu de Campina, grande ícone da cultura paraibana, que fará muita falta ao nosso Estado”, destacou o presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino.

About Author

Deixe um comentário...