Gata posa plena ao escalar as 48 montanhas mais altas de New Hampshire, nos EUA, ao lado da tutora

© Vitor Paiva
O feito realizado por Floki de escalar as 48 montanhas mais altas do estado de New Hampshire, nos EUA, se torna ainda mais incrível diante do fato de se tratar de uma gatinha, adotada pela estadunidense Melissa Elam, a tutora que conduziu a amiga felina a tantos topos, para ver algumas das mais belas vistas do país. A jornada começou há 9 meses, quando a gatinha era ainda uma filhote na mochila de Mel, comportadamente espiando a natureza em montanhas com mais de 1,2 mil metros, usando também equipamentos de segurança para a prática da escalada.
Floki é um animal resgatado, adotado de um abrigo em 2020, após Elam perder um cachorro que também costumava a acompanhar em trilhas e montanhas. Quando a subida é intensa e a gata vai à mochila, utiliza uma amarração que garante sua segurança: quando está caminhando ela utiliza uma coleira e, contra o frio eventual, roupas especiais. Conforme começou a postar fotos e relatos dos feitos da dupla, o interesse levou Elam a criar a página Adventures with Floki (Aventuras com Floki, em tradução livre), onde os incríveis feitos da dupla são registrados.
Segundo o relato, ao longo dos últimos nove meses de aventura, não somente uma amizade profunda e evidente cresceu entre Mel e sua melhor amiga felina, como também cresceu a própria gatinha – que, de montanha em montanha, deixou de ser filhote para se tornar uma gata crescida, saudável e corajosa – e com mais experiência de escalada que muitos alpinistas humanos. A última montanha conquistada das 48 mais altas do estado foi o Monte Washington, com 1,9 mil metros de altura: “Conseguimos”, postou Elam, celebrando junto a Floki.
O feito é incrível, mas as aventuras da dupla não param por aqui: segundo Elam, os muitos pedidos para que as viagens e postagens não cessassem serão atendidos, e agora ela e sua gatinha irão conquistar as 52 mais altas montanhas de New Hampshire, todas com mais de 1,2 mil metros ao menos. Além disso, a dupla está treinando para uma escalada com fim de levantar fundos para apoiar o Mount Washington Observatory, uma ONG ambiental para estudos climáticos: as aventuras de Mel e Floki, portanto, não irão parar tão cedo.