Genial/Quaest: Lula tem 53% e Bolsonaro, 47% dos votos válidos

Por Raphael Veleda

Foram divulgados, na tarde da quinta-feira (13/10), os resultados da segunda pesquisa de intenção de votos Genial/Quaest para o segundo turno da disputa presidencial. Nos votos válidos, em cenário estimulado (quando os nomes são apresentados aos entrevistados), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 53% das intenções de voto e Jair Bolsonaro (PL) tem 47%.

Em relação à pesquisa anterior da Quaest, divulgada há uma semana, em 6 de outubro, Lula oscilou um ponto para baixo, de 54% para 53%; e Bolsonaro subiu um ponto para cima, de 46% para 47%. São oscilações dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, segundo o instituto.

Em intenções de votos totais, Lula tem 49% (um ponto a mais que na anterior) e Bolsonaro tem 41% (mesma porcentagem da anterior). Brancos e nulos subiram de 4%para 6% e indecisos caíram de 7% para 4%.

A Quaest também apresentou resultados da pesquisa com uma metodologia nova, chamada pela empresa de “likely voter”, que significa algo como “mais intenção de votar”. Ela serve para tentar medir o cenário descontando as possíveis abstenções. Nesse cenário, Lula tem 53% dos votos válidos, e Bolsonaro, 47%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07106/2022.

Deixe um comentário...