Guterres afirma que catástrofe climática está “cada vez mais próxima”

0

António Guterres. Foto: Russian Foreign Ministry/Anadolu Agency via Getty Images

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, fez um alerta sobre a clise climática. “O sistema energético global está quebrado e estamos cada vez mais próximos de uma catástrofe climática“, afirmou nesta quarta-feira (18/5).

Guterres comentava a divulgação de novo relatório da ONU, que sugere cinco ações para frear danos causados pelas mudanças climáticas.

“Devemos acabar com a poluição por combustíveis fósseis e acelerar a transição para energia renovável antes de incinerar nossa única casa. Transformar os sistemas de energia é um fruto fácil”, afirmou o chefe da organização.

O secretário-geral lembrou que a situação atual mostra a “triste repetição do fracasso humano em combater os problemas climáticos”. O estudo Estado do Clima, divulgado pela Organização Mundial Meteorológica (OMM), confirmou que o planeta enfrentou os últimos sete anos mais quentes já registrados.

A temperatura global em 2021 atingiu cerca de 1,1º acima dos níveis pré-industriais. O aquecimento, na avaliação da organização, se dá em razão dos danos causados pela atividade humana.

“ É apenas uma questão de tempo até vermos outro ano mais quente já registrado. Nosso clima está mudando diante de nossos olhos. O calor retido pelos gases de efeito estufa induzidos pelo homem aquecerá o planeta por muitas gerações”, alertou o chefe da OMM, Petteri Taalas.

 

About Author

Deixe um comentário...