Hospital da Mulher em João Pessoa deve ser entregue em maio de 2025, afirma secretário

0
image (8)

Secretário Ari Reis foi entrevistado no programa Conexão Clube Tambaú, da rádio Clube FM, na terça-feira (11) (Foto: Clube FM)

Em entrevista no programa Conexão Clube Tambaú, da rádio Clube FM, na terça-feira (11), o secretário de Saúde do Estado da Paraíba, Ari Reis, abordou os avanços da vacinação na Paraíba, as estratégias de saúde pública, e os desafios que o estado enfrenta em 2025.

Durante a conversa, o secretário também destacou os programas implementados para enfrentar questões de saúde como infartos, câncer e dengue, além de apresentar os planos do governo estadual para melhorar a infraestrutura hospitalar.

vacinação é um dos pilares da saúde pública estadual, e a Paraíba se destaca pelo alto desempenho na cobertura vacinal. Ari Mateus Reis informou que a vacina é distribuída pelo Ministério da Saúde, mas é nos municípios que ela chega até a população. “Todos os componentes do calendário vacinal são adquiridos e distribuídos pelo Ministério. A Secretaria de Saúde do Estado tem o papel de garantir que as vacinas cheguem aos 223 municípios e abasteçam todas as salas de vacinação”, explicou o secretário.

Desde 2020, a Paraíba implementou o programa “Vacina Mais Paraíba”, que além de distribuir as vacinas, oferece bonificações mensais aos servidores que batem as metas de vacinação. “Temos uma ampla distribuição de vacinas, sem falta de doses, e com programas eficazes que colocam a Paraíba entre os três primeiros estados no ranking nacional de vacinação,” destacou o secretário, ressaltando que, mesmo durante a pandemia, o estado foi referência em vacinas. “Em menos de 24 horas da chegada da vacina ao Brasil, já tínhamos disponibilizado em todos os municípios da Paraíba.”

Para 2025, a Secretaria de Saúde traçou novos desafios, entre eles o fortalecimento do tratamento oncológico, a distribuição de medicamentos e a melhoria nos exames de imagem de média e alta complexidade. “Em 2025, temos um grande desafio com a oncologia. Queremos alcançar os mesmos resultados que tivemos nas cirurgias eletivas e no tratamento de infartos. Queremos que os pacientes oncológicos no sertão tenham acesso a todo o tratamento, sem precisar se deslocar para os grandes centros,” afirmou Reis.

O secretário detalhou a instalação de um acelerador linear no sertão da Paraíba, no município de Patos, como parte do esforço para fornecer tratamentos completos na região. “Hoje, a radioterapia está disponível apenas em hospitais filantrópicos. Com a aquisição do acelerador linear 100% SUS, vamos oferecer todo o tratamento oncológico na Paraíba, começando pelo sertão, para que as pessoas não precisem mais viajar para João Pessoa ou Campina Grande,” disse.

A Paraíba também está avançando no tratamento do câncer, com o aumento do número de cirurgias e a ampliação do acesso a tratamentos como quimioterapia e radioterapia. “Já são 1.200 cirurgias realizadas pelo programa Paraíba contra o câncer, e temos mais de 50 pacientes encaminhados para tratamentos de radioterapia. Isso é um grande avanço, e a qualidade de vida desses pacientes vai melhorar consideravelmente,” afirmou Ari Mateus Reis.

Outro tema abordado foi o combate à dengue, que tem gerado preocupações devido ao aumento de casos no Brasil. No estado, até janeiro de 2025, cerca de 200 casos haviam sido notificados. Reis tranquilizou a população, destacando a eficácia dos programas de prevenção e tratamento. “Apesar do aumento de casos no Brasil, na Paraíba estamos com a situação controlada. Temos programas efetivos para diagnosticar e tratar a dengue, além de ações de combate ao mosquito transmissor,” disse o secretário, ressaltando a importância da ação comunitária no controle da doença. “O combate à dengue ainda depende muito da participação da população, com medidas simples como eliminar focos de água parada.”

O secretário também ressaltou a distribuição de testes rápidos para diagnosticar a dengue, garantindo acesso a diagnósticos precoces em todos os municípios da Paraíba. “Os testes rápidos são amplamente distribuídos e, assim que a população apresenta sintomas, a orientação é procurar o atendimento médico, principalmente nos primeiros dias, para evitar agravamento,” explicou.

No campo da infraestrutura, o governo do estado tem investido em novas obras e ampliação dos hospitais existentes. Ari Mateus Reis apresentou um panorama das 42 obras em andamento, sendo oito delas relacionadas a hospitais novos ou reformados. Entre as principais, estão a ampliação do Hospital de Guarabira e a construção de novos hospitais em Itaporanga, Cajazeiras e Campina Grande. “O Hospital de Guarabira, por exemplo, está passando por uma ampliação significativa. Ele vai triplicar de tamanho, e quem o vê agora não imagina a estrutura que terá,” afirmou o secretário.

Em João Pessoa, a antiga maternidade Frei Damião está sendo reformada e transformada no Hospital da Mulher, com entrega prevista para maio de 2025. “Será um hospital moderno, com toda a linha de cuidado materno infantil, e com a capacidade de atender gestantes de alto risco. Esse hospital vai melhorar a qualidade do atendimento para as mulheres da capital e região,” afirmou Ari Reis.

por t5

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...