Justiça arquiva denúncia de homofobia contra Cássia Kis por entrevista em 2022
Cássia Kis em 'Travessia' (2022), sua última novela na Globo - Ellen Soares/Globo
A Justiça do Rio de Janeiro arquivou, sem julgamento de mérito, uma das três ações de homofobia a que Cássia Kis respondia por causa de uma entrevista realizada em 2022, na qual ela foi acusada de dar declarações homofóbicas. A atriz, no entanto, segue ré em ao menos outros dois processos.
A reportagem tentou contato com a atriz desde o último sábado (1), mas ela não respondeu os recados até a última atualização deste texto.
Segundo documentos, a 13ª Câmara do Direito Privado do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) não acolheu uma denúncia do Grupo Arco Iris de Conscientização, por entender que não havia competência para julgá-lo. Esta denúncia pedia condenações na esfera criminal.
Pesou também o fato de Cássia já ser ré por uma situação em outras ações. A decisão foi assinada pelo desembargador Benedicto Abcadir. Não cabe recurso. Cássia, porém, ainda pode ser punida.
Em outubro do ano passado, a Justiça Federal aceitou denúncia contra a ex-atriz da Globo por preconceito contra pessoas transexuais. O caso corre na 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Ela ainda está em curso.
A ação civil pública pode fazer com que ela precise pagar multa de até R$ 1 milhão. A queixa-crime foi movida pelo coletivo Antra (Articulação Nacional dos Transgêneros) e pelo ator José de Abreu.
Além disso, o mesmo Grupo Arco-Íris move outra ação contra Cássia, este na esfera cível, na qual pede uma indenização coletiva no valor de R$ 250 mil, que seriam destinados a programas de combate à LGBTfobia no meio cultural.
Cassia é processada devido a falas consideradas preconceituosas em entrevista para a jornalista Leda Nagle, no YouTube. Na ocasião, ela condenou a existência de pessoas transexuais.
José de Abreu entrou na briga por isso: ele é pai de uma mulher trans de 23 anos “Não existe mais o homem e a mulher, mas a mulher com mulher e homem com homem. Essa ideologia de gênero que já está nas escolas quer destruir a família”, afirmou Cassia na ocasião. O vídeo viralizou nas redes sociais.
