Lula presta solidariedade a Petro, investigado por violar gastos nas eleições
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou o X para prestar apoio ao presidente colombiano, Gustavo Petro, investigado por, supostamente, violar os limites de gastos nas eleições. O petista sinalizou que o caso se trata de uma “perseguição política”.
Ao falar do caso, Lula lembrou do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.
“Como alguém que já foi vítima de todo tipo de perseguição política, manifesto minha solidariedade ao presidente”, escreveu. “Lembro que, em 2016, a presidenta Dilma foi vítima de um processo de impeachment sem fundamentação legal”.
A autoridade eleitoral da Colômbia (CNE) decidiu, na última terça-feira, iniciar uma investigação administrativa contra Petro e dirigentes de sua campanha em 2022 por, supostamente, violar os limites de gastos nas eleições. O presidente do país vizinho classifica o ato como uma tentativa de “golpe de Estado”, e sua defesa tem 15 dias para dar alguma resposta.
Petro e alguns dirigentes de sua equipe de campanha “são acusados de suposta violação do limite de gastos” no valor equivalente a cerca de US$ 925 mil dólares (R$ 5,1 milhões), disse em uma coletiva de imprensa o presidente do Conselho Nacional Eleitoral, César Lorduy.
O presidente de esquerda enfrenta possíveis multas financeiras, mas não a perda do cargo.