Marcas criam pneu que não precisa encher de ar: mais durável, é à prova de furos

© Michelin/Divulgação
À primeira vista, um pneu normal, como qualquer outro, apenas com detalhes vazados nas laterais. Porém, além de não ser inflado com ar, ele não fura, dura mais e é amigável ao planeta.
Batizado UPTIS, sigla em inglês para Sistema Único de Pneu à Prova de Furos, o protótipo de pneu apresentado pela Michelin conta com tecnologia que promete revolucionar o ramo.
Resistente a furos, o pneu que roda sem ar não apresenta queda de pressão, nem risco de danos laterais, garantindo ao motorista viagens mais seguras e livre de imprevistos. Além de ser mais durável e mais fácil de ser reciclado, o pneu tem ainda menor impacto ambiental.
Como funciona o pneu sem ar
Os principais materiais utilizados na fabricação do pneu são borracha e fibra de vidro. Ele é parecido com os pneus usados em veículos lunares e, em vez ar pressurizado, conta com pequenos raios feitos de plástico reforçado com vidro, que servem de apoio à banda de rodagem.
De acordo com Michelin, os motoristas não precisarão se preocupar com o impacto das condições da estrada, uma vez que o UPTIS acaba com o risco de perder o controle do veículo ou ter que parar na estrada com um pneu furado.
Por ser à prova de furos, o pneu dispensa a necessidade de estepe e ainda diminui o número de pneus que são sucateados por danos, contribuindo assim para o meio ambiente.
O pneu que roda sem ar foi anunciado pela Michelin em parceria com a General Motors e a previsão é que ele comece a ser comercializado a partir de 2024. Veja no vídeo abaixo detalhes do funcionamento do pneu: