Marinha define data para cerimônia de troca de comando

0

Almir Garnier deixará o comando da Marinha. Foto: Marcos Corrêa/PR

Por Monique Mello

A cerimônia de troca do comando da Marinha será realizada em 5 de janeiro. O almirante Almir Garnier passará o bastão para o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, que é o atual comandante de Operações Navais da Marinha. Dentre as Forças Armadas, a Marinha foi a última a decidir a data da solenidade, já tendo demonstrado resistência em fazer antes da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo, auxiliares do almirante Almir Garnier afirmaram que a realização de uma cerimônia antes da posse de Lula “não seria uma possibilidade”.

A Aeronáutica marcou a posse do tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno para o dia 2 de janeiro. Já o Exército terá a troca de bastão em 30 de dezembro.

O general do Exército Júlio Cesar de Arruda teve a nomeação para o posto oficializada na quarta-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU). Assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o decreto que estabelece a nomeação de Arruda aponta que ele exercerá interinamente o cargo de comandante a partir do dia 30.

O trio de novos comandantes das Forças Armadas foram escolhidos por Lula e pelo futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, no início deste mês.

About Author

Deixe um comentário...