‘Não quero viver presa à minha imagem’, diz Ana Hickmann
Ana Hickmann
por Folha de S.Paulo
Em meio a batalhas judiciais com o ex-marido e ex-sócio, Alexandre Correa, a apresentadora e empresária Ana Hickmann aliou-se ao atual marido, o apresentador e chef Edu Guedes, em um novo negócio.
Ela emprestará seu rosto à Fast4you, uma franquia de minimercados que tem Guedes como acionista. A companhia começou em condomínios e se espalhou por complexos corporativos, clubes, universidades e hospitais. Ao todo, soma mais de 400 franqueados em cerca de 650 unidades pelo Brasil. Hickmann vai levar os cosméticos de sua marca para a rede, criando um espaço de beleza nas lojinhas.
A parceria com o marido também abriu canais com a Topland, marca de produtos de limpeza para casa em que o apresentador assina uma linha. Hickmann também tem sua própria, mas voltada para o mundo dos pets.
Você virou sócia do Edu Guedes?
Hoje não entro no quadro societário da Fast4you, mas sim com meu rosto e fazendo a curadoria dos produtos [de beleza] vendidos nos mercados. O Edu é sócio e desenvolve um trabalho incrível nesses espaços. Ele teve a iniciativa de me convidar e começamos a rabiscar algumas ideias com a Daiane [Vanoni, CEO da Fast4you]. Dentro desse formato, ainda não existe um segmento exclusivo dedicado à beleza da mulher. Vou levar meus produtos da Ana Hickmann Beauty e começamos a desenvolver também alguns específicos para atender a demanda desses mercados.
São clientes de alta renda, basicamente?
A empresa atende hoje da classe AA até a C.
Projetos do Minha Casa, Minha Vida têm mercadinhos. Pretendem atingir esse público?
Já temos algumas lojas nesse padrão.
Você só investe no ramo da beleza e da moda ou explora outros negócios?
Quando entrei no mundo do franchising, em 2018, lancei uma rede de escolas voltada para moda e beleza. Hoje a Escola Ana Hickmann tem 29 unidades no Brasil. Ampliei para o mundo digital, ingressando na área de saúde com cursos de cuidadores. No setor de alimentação, trabalho com a Natural Life [produz marmitas] e, mais recentemente, venho testando o mercado pet.
Pet?!
Ainda é uma coisa embrionária. Fiz o primeiro licenciamento nessa área. É uma collab [parceria] com a Topland, que é uma empresa hoje de produtos domésticos, que já trabalha com produtos veganos, e me convidou para desenvolver com eles uma linha de xampus, condicionadores, máscaras e vários produtos para o segmento pet.
Qual sua ligação com esse universo?
Tenho uma família bem grande de pets, com várias espécies. E é um mercado que cresce vertiginosamente.
Todos os seus produtos são cruelty-free (veganos e sem testes em animais)?
Sem exceção.
Muitas mulheres famosas dividem hoje a carreira da TV com a de empresária. O que explica esse movimento?
Isso é uma tendência, mas entrei no mundo corporativo antes da TV. Comecei com a minha marca em 2002 e, em 2004, fui para a TV. Na época eu era modelo e sabemos que existe um prazo de validade nessa carreira. Eu tive a chance de começar uma nova profissão, como apresentadora, o que me trouxe uma longevidade grande. Mas eu sempre voltei os meus olhos para o empreendedorismo, porque não quero passar a vida só dependendo da minha imagem. Acredito que outras mulheres [famosas] começaram a enxergar isso também. Uma carreira de atriz vai depender de uma novela, de um projeto aqui ou ali. Ninguém tira de você uma empresa, uma marca com solidez e credibilidade.
Mas seus negócios dependem da sua imagem.
Lógico, é um licenciamento com uso de marca de uma celebridade, mas dá para ir além. Sei que, se eu construir uma marca com credibilidade, vou poder criar uma história muito mais longeva.
Qual o faturamento dos seus negócios somados?
Prefiro deixar isso para uma próxima.
RAIO-X
Ana Lúcia Hickmann, 44
Santa Cruz do Sul (RS), 1981
Apresentadora, empresária e influenciadora, está à frente do programa “Hoje em Dia”, na Record TV, e atua há mais de 23 anos como empreendedora nos ramos da moda e da beleza. Sua marca comercializa óculos, maquiagem, produtos para pele e cabelo, joias, bolsas, esmaltes e acessórios. Também possui três franquias: Maislaser, Escola Profissionalizante e Além do Olhar, que, juntas, somam cerca de 350 unidades.
