Nenhum curso de Medicina da Paraíba alcança nota máxima no Enade 2023

Foto: Reprodução/Pixabay
Nenhum curso de Medicina da Paraíba recebeu nota máxima (conceito 5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Entre os 309 cursos de medicina avaliados em todo o país, apenas seis obtiveram o conceito mais alto, todos localizados nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Cinco dos cursos com nota 5 são de instituições privadas paulistas e um é de uma faculdade privada mineira. Apenas uma das seis instituições com melhor desempenho é pública.
Na avaliação de 2023, quatro cursos de medicina ficaram sem conceito por não terem número suficiente de concluintes. Outros 119 cursos receberam nota 4, 156 obtiveram nota 3, 22 ficaram com nota 2 e dois cursos registraram conceito 1, o mais baixo da escala. Nenhum curso paraibano se destacou com conceito máximo, o que evidencia desafios locais na formação médica frente aos critérios do Enade.
O resultado é baseado no desempenho dos estudantes concluintes da graduação, além da análise da infraestrutura das instituições, dos recursos didáticos e pedagógicos, da qualificação do corpo docente e das respostas ao questionário aplicado aos alunos.
No total, o Enade avaliou 9.812 cursos em todo o país. Os cursos da área da saúde e bem-estar tiveram destaque no desempenho geral, especialmente medicina, com média nacional de 65, e fisioterapia, com 53,67. Cursos como arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental e segurança do trabalho também se destacaram entre os mais bem avaliados.
Entre os cursos presenciais, 492 obtiveram nota máxima, o que representa cerca de 5% do total. Já entre os cursos ofertados na modalidade a distância, apenas seis atingiram esse desempenho, o que corresponde a 0,9% dos 623 avaliados.