Neymar joga longe do gol e tem dificuldade em segunda partida na volta ao Santos

Neymar sofreu com a marcação no interior - Andrey Queiroz/Photo Premium/Folhapress
Neymar realizou, na tarde de domingo (9), a segunda partida em seu retorno ao Santos. Desta vez escalado como titular pelo técnico Pedro Caixinha, o atacante de 33 anos teve dificuldade sob o sol forte de Novo Horizonte, onde o time alvinegro empatou por 0 a 0 com o Novorizontino, pela oitava rodada do Campeonato Paulista.
O jogador suportou bem a exigência física da partida. Como havia ocorrido no dia 5 de fevereiro, quando esteve em campo durante todo a etapa final do empate por 1 a 1 com o Botafogo-SP, surpreendeu por permanecer no gramado por mais tempo do que se imaginava. Atuou os 50 minutos do primeiro tempo e foi substituído aos 29 do segundo.
Não foi uma grande partida do Santos, diante do bem armado Novorizontino. O alvinegro teve uma boa chance com Pituca, mas no geral teve problemas para criar diante de um rival fechado. Neymar iniciou o jogo como um ponta de lança, atrás do centroavante Tiquinho Soares, mas, encaixotado pela marcação, foi recuando até se estabelecer na intermediária.
Conduzindo a bola, como é sua característica, sofreu faltas, mas longe do gol, perto do círculo central. Distante da área, teve poucos momentos em que estabeleceu o domínio da jogada em uma região na qual poderia ser mais perigoso. Em uma delas, acionou Guilherme, que tocou para João Schmidt obrigar o goleiro Airton a fazer boa defesa.
De acordo com o site de estatísticas Sofascore, o camisa 10 tocou 54 vezes na bola, acertando 22 dos 28 passes que tentou, com nenhum drible completo em sete investidas contra os defensores. Sua única finalização em todo o confronto no estádio Jorge Ismael de Biasi foi uma cobrança de falta na barreira.
O próximo passo de Neymar no retorno ao Brasil será o reencontro com um velho rival. O Santos jogará na quarta-feira (12) contra o Corinthians, no estádio de Itaquera. A expectativa é que ele possa atuar os 90 minutos, algo que não consegue fazer desde 12 de outubro de 2023, em um empate do Brasil com a Venezuela, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Na partida seguinte, o craque sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo, com ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco. No retorno aos gramados, entrou em campo duas vezes pelo Al Hilal, em um total de 42 minutos, sofreu lesão muscular e acabou sendo descartado pelo clube saudita, o que abriu a porta para a volta ao Santos.
Agora, o paulista de Mogi das Cruzes busca recuperar a velha forma, de olho na Copa do Mundo de 2026. O torcedor do Santos tem mais pressa e quer também uma resposta rápida do time, em situação que não é confortável no Estadual. Com nove pontos em oito jogos, a equipe está em terceiro lugar no Grupo C, fora da zona de classificação às quartas de final.
O contrato assinado por Neymar é curto, com duração até junho. Com base no prazo desse compromisso, ele só vai disputar mesmo o Campeonato Paulista pelo clube no qual nasceu para o futebol. Os dirigentes alvinegros têm confiança, no entanto, de que a parceria será renovada ao menos até o meio do próximo ano, quando ocorrerá o Mundial.