Nuvem de insetos invade cidade e assusta moradores no interior da PB

Nuvem de insetos invade cidade e assusta moradores no interior da PB (Foto: Reprodução/ Twitter)

Por Carlos Rocha

Moradores da cidade paraibana de Santa Helena, no Alto Sertão do estado, ficaram assustados com uma grande infestação de insetos, neste final de semana. Vídeos, que começaram a circular nas redes sociais e aplicativos de compartilhamento de mensagens no último sábado (19), mostram a dimensão da invasão.

De acordo com Jean Ferreira, que é um biólogo da região, o inseto em questão é da família dos psilídeos, uma espécie de mini cigarra ovípara que se alimenta de folhas e brotos de plantações.

O especialista afirmou que a possível causa da infestação é climática, já que o segundo semestre é a época de reprodução. Cada fêmea pode produzir de 600 a 800 ovos.

Chuvas associadas ao calor favorecem as brotações nas plantas e tornam o ambiente suscetível à alimentação e reprodução desses insetos. O que os faz se concentrar nessas regiões.

A situação deu o que falar na cidade e muitos moradores tiveram que ficar com as portas fechadas e as luzes apagadas, já que a iluminação atrai essa espécie de inseto.

Alguns aproveitaram a situação para fazer piada, por conta de um evento que deve ser realizado nos próximos dias na cidade. Usuários das redes sociais sugeriram que o kit para ir ao tal evento seja uma roupa de apicultor, uma lata de inseticida spray e uma raquete mata moscas.

Deixe um comentário...