Padilha volta atrás e recusa convite de entidade chinesa após assumir Saúde

0
image (24)

Ministro Alexandre Padilha em reunião do Conselhão. Foto: Reprodução/TV Brasil

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), decidiu recusar um convite para se tornar conselheiro ou presidente de honra da associação China Hub Brasil.

O recuo se deu após Padilha deixar a SRI (Secretaria de Relações Institucionais) para assumir o comando da Saúde.

A CEP (Comissão de Ética Pública) havia dado aval para o petista participar da associação. A consulta feita por Padilha e a decisão do colegiado ligado à Presidência, porém, foram feitas quando ele ainda era ministro da SRI.

O portal Metrópoles revelou que Padilha assumiria o cargo na associação. A assessoria do ministro disse na terça-feira (11) que ele não irá mais participar da China Hub Brasil.

Em reunião realizada em 24 de fevereiro, a CEP considerou que não haveria problema em Padilha, ainda ministro da SRI, atuar na entidade, desde que “sejam observadas algumas cautelas preventivas da ocorrência de conflitos de interesses”.

No pedido feito à comissão, Padilha disse que não receberia salário ou outros pagamentos por exercer o cargo na entidade.

Segundo o Metrópoles, a China Hub Brasil será lançada em 14 de março. Uma minuta de estatuto social, também revelada pelo portal de notícias, afirma a entidade irá “fomentar contatos entre empresas brasileiras e chinesas”.

Ainda de acordo com o Metrópoles, o lançamento teria patrocínio da Mindray, empresa que fornece dispositivos médicos, da empresa de logística Tegma, da Alper Seguros, que oferece planos de saúde e odontológicos, e da montadora de veículos GWM.

O evento ainda teria apoio institucional do Bank of China, Huawei, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, conhecido como conselhão, entre outras entidades do Brasil e da China.

A CEP decidiu que o petista não poderia participar de “deliberações que possam ensejar conflito de interesses com o Poder Público”, entre outros pontos.

Padilha foi escolhido em 25 de fevereiro para substituir a socióloga Nísia Trindade na chefia do Ministério da Saúde. Ele tomou posse no novo cargo na segunda-feira (10).

Ao tomar posse no cargo de ministro da Saúde, ele disse que a obsessão de sua gestão será reduzir o tempo de espera para atendimentos especializados. “Volto com mais energia, com uma obsessão. Reduzir o tempo de espera para quem precisa de atendimento especializado no nosso país”, disse Padilha em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...