Paraíba registra 340 casos de picadas de cobras em 2022

0

Foto: Reprodução

Em 2022, foram registrados 340 acidentes com cobras na Paraíba, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). De janeiro a novembro deste ano, foram 247 casos de picadas de jararaca, 68 de cascavel e 25 de cobra coral.

Nessas situações, é necessário receber um soro antiofídico de tratamento inicial para evitar complicações. Mas você sabe onde encontrar ele na Paraíba?

De acordo com a SES, os locais de referência para o soro antiofídico são: Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa; Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande; Hospital Regional Janduhy Carneiro, em Patos; Hospital Regional de Cajazeiras; Hospital Regional Santa Filomena, em Monteiro.

Medidas de prevenção, especialmente em zonas rurais

  • Utilizar calçados fechados
  • perneiras ou botas de cano alto
  • ficar atento onde pisar ou colocar as mãos para se apoiar
  • não mexer em buracos no chão ou em troncos de árvore sem proteção;

Recomendações

Em caso de acidente, é preciso lavar a região da picada com água e sabão, manter o local da picada em posição confortável e levar a vítima para atendimento médico. Não fazer cortes ou torniquetes no local, manter o paciente deitado e hidratado e jamais aplicar qualquer tipo de substância como álcool, borra de café, vinagre, urina, entre outros.

About Author

Deixe um comentário...