Prefeitura de João Pessoa e IBGE fazem parceria para facilitar trabalho dos recenseadores nos residenciais

Fotografia: Assessoria PMJP.

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Habitação Social (Semhab), vai apoiar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na realização do Censo Demográfico 2022 nos residenciais construídos pelo Programa Habitacional do Município. O trabalho será iniciado pelo Residencial Vieira Diniz, no Bairro das Indústrias.

Na quinta-feira (13), uma equipe do IBGE acompanhada por uma assistente social da Semhab, participou de uma reunião com as lideranças do Residencial, ocasião em que eles explicaram como vai ser o Censo, a importância da pesquisa e também acertaram como vai ser o acesso dos recenseadores no local para conversar com as famílias que vão responder ao questionário.

O Residencial Vieira Diniz foi construído pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal com um total de 992 apartamentos, divididos em quatro etapas, conta com uma população estimada em mais de quatro mil pessoas. O complexo habitacional é um dos maiores erguidos pelo Programa Habitacional da Prefeitura e a realização do Censo vai permitir que se tenha um perfil socioeconômico dessa população.

A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, reforçou que a Semhab já faz um trabalho social dentro dos Residenciais, que começa com a seleção das famílias para receberem uma moradia e depois a recepção e acomodação das pessoas no novo lar, um trabalho que acontece durante o período de um ano depois da entrega das unidades. “Nós que fazemos parte da gestão do prefeito Cícero Lucena nos sentimos honrados em colaborar com o IBGE nessa parceria, pois sabemos da importância do Censo para a realização de políticas públicas de interesse social num futuro próximo, por isso estamos colocando nossa equipe de trabalho técnico e social à disposição do Instituto para acompanhar o trabalho dos recenseadores facilitando o contato deles com as famílias”, comentou.

Ela destacou ainda que a coleta de dados será importante inclusive para a Prefeitura traçar políticas públicas na cidade. “Vamos ajudar os recenseadores do IBGE e em troca também vamos aprender com eles. O resultado disso vai ser uma assistência de melhor qualidade para as famílias atendidas pelo Programa Habitacional da Prefeitura e as informações colhidas pelo Censo vão reforçar nosso trabalho”.

O coordenador técnico do Censo Demográfico 2022 do IBGE na Paraíba, Gilberto Cavalcanti, destacou a importância desse apoio para o órgão federal. “A ajuda da Semhab vai ser muito importante, pois quando os nossos recenseadores chegarem o Residencial, os moradores já vão saber do que se trata e da importância de responder o questionário, que vai traçar um perfil exato dessas famílias, desde o número de integrantes, renda, escolaridade, idade (crianças, jovens, adultos e idosos), gênero, emprego, desemprego e outros itens que vão ser levantados”, explicou.

Ele disse que em algumas comunidades os recenseadores têm dificuldades de chegar até as famílias, principalmente no período da noite e nos finais de semana, quando as pessoas estão em casa. Gilberto adiantou que as visitas vão ser agendadas e os dias serão comunicados com antecedência, o que vai agilizar e facilitar o trabalho dos recenseadores.

Texto: Jonas Batista
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Assessoria PMJP

Deixe um comentário...