Romaria da Penha: veja como fica o trânsito em João Pessoa

Fotografia: Prefeitura de João Pessoa

A Romaria da Penha, que acontece no próximo sábado (26) em João Pessoa, vai mudar o trânsito de algumas avenidas até as primeiras horas do domingo (27). Durante o evento, será realizada uma série de intervenções, incluindo bloqueios e desvios de fluxo.

A Romaria da Penha tem início às 22h com um percurso de 14 km que se inicia na Igreja de Lourdes, Avenida João Machado, e segue pela Avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (UFPB), principal dos Bancários, Rua Santa Bárbara e Avenida Hilton Souto Maior, a partir do Shopping Mangabeira, até a Penha.

No Centro, os agentes de mobilidade interditarão, a partir da manhã do sábado (26), parcialmente um trecho da Avenida João Machado entre a Rua das Trincheiras e a Rua Rodrigues Chaves para a montagem do palco da celebração da missa. A circulação será impedida no sentido Cemitério Boa Sentença. A partir das 16h uma das faixas no sentido Centro/bairro será interditada, permitindo a organização dos trios elétricos. A partir das 18h com a chegada da carreata com a imagem da santa e aumento na aglomeração de fiéis implicará no avanço dos bloqueios, levando a uma interdição total da Avenida.

Ao longo do roteiro até o Santuário, haverá bloqueios em diversas vias cujos sentidos são direcionados à evitar a rota do percurso. Isso deve evitar congestionamentos e riscos aos romeiros. Os motoristas serão orientados pelos agentes no local, mas há rotas indicadas para dois pontos específicos, pois deverão ser interditados ainda durante a tarde.

Um deles é a intersecção entre as avenidas Diogo Velho e João Machado. Com o seu fechamento, os veículos que saem do Centro com destino a Cruz das Armas deverão seguir pela Rua Desembargador José Peregrino e cruzar a Rodrigues de Aquino, indo até à Rua Nina Lima, que permite o retorno às Trincheiras.

O segundo ponto é o cruzamento entre as avenidas João Machado e Tabajaras. Após o seu bloqueio, os veículos que vêm da Vasco da Gama em direção ao Centro, deverão seguir pelas ruas Capitão José Pessoa, Rodrigues de Aquino, Irineu Joffiliy, Rodrigues Chaves e Nina Lima, até a cidade baixa, ou em frente, indo à Praça Venâncio Neiva.

O Santuário da Penha estará totalmente interditado a partir das 7h do sábado. Será permitida apenas a circulação de veículos operacionais e particulares que contarem com o adesivo de permissão de acesso.

Transporte

Os fiéis que pretendem retornar da Praia da Penha utilizando o transporte coletivo urbano, vão contar com uma frota de 120 ônibus, que circularão a partir das 4h, saindo da entrada da Penha, na PB-008. Os ônibus farão rotas para Mangabeira e Centro, que irão até o Terminal de Integração do Varadouro (TIV) pelas avenidas Beira Rio e Epitácio Pessoa.

A partir das 3h30,  com o retorno de alguns romeiros já para suas residências, também serão disponibilizados veículos no Terminal de Integração do Varadouro (TIV). Já no início da manhã do domingo, o quadro operacional de ônibus volta a normalidade para o dia.

Todos os detalhes sobre linhas e horários podem ser conferidos através do site da Semob-JP.

Deixe um comentário...