Tropas russas mobilizadas para guerra na Ucrânia ganham direito ao congelamento de material genético

Por Reuters

As tropas russas que fazem parte da campanha de mobilização para operações militares na Ucrânia terão o direito de congelar seus espermas gratuitamente em criobancos, informou a agência estatal TASS na quarta-feira (28).

Citando Igor Trunov, presidente da União Russa dos Advogados, a TASS informou que o Ministério da Saúde respondeu ao seu apelo por assistência orçamentária com o plano.

“O ministério determinou a possibilidade de apoio financeiro do orçamento federal para conservação e armazenamento gratuito de células germinativas (espermatozóides) para os cidadãos mobilizados para participar da operação militar especial para 2022-2024”, disse Trunov.

As famílias também podem usar o biomaterial armazenado gratuitamente se o seu seguro médico obrigatório indicar que podem fazê-lo.

A Rússia convocou mais de 300.000 reservistas para apoiar o que chama de sua “operação militar especial” na Ucrânia em uma campanha de mobilização lançada em setembro.

A campanha levou centenas de milhares de russos a fugir do país para evitar o recrutamento e provocou os maiores protestos anti-Kremlin desde que a Rússia enviou suas tropas à Ucrânia em fevereiro.

A guerra, que a Ucrânia e seus aliados ocidentais chamam de agressão não provocada para tomar terras, está em seu 11º mês, tendo entrado em uma fase lenta e desgastante com o início do inverno rigoroso.

Deixe um comentário...