UFCG inscreve para curso gratuito de capacitação em 5G

5G. Foto: Reprodução

Estão abertas até a próxima sexta-feira, dia 27, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), as inscrições para um curso de capacitação sobre a tecnologia 5G e suas aplicações.

As inscrições acontecem por meio de formulário eletrônico. O curso é gratuito e direcionado a estudantes e profissionais interessados no tema e será realizado no formato remoto, por meio da plataforma Talent, da Huawei, para estudos individuais. São oferecidas 75 vagas.

O curso será ministrado de 30 de janeiro a 17 de fevereiro, com aulas síncronas às segundas, quartas e sextas, das 19h30min às 20h30min, em que serão abordados os seguintes temas:

1. Introdução a 5G: Conceitos Básicos e Desenvolvimento (8h)
2. Tecnologias Chave para Redes 5G (12h)
3. Novas Tecnologias e Inovação para Redes 5G (6h)
4. Serviços Básicos e Aplicações 5G (8h)
5. Soluções 5G (6h)

Os participantes receberão certificado e os alunos com melhor desempenho receberão voucher para a certificação HCIA-5G da Huawei.

A capacitação é fruto de uma parceria entre a UFCG e o Programa MCTI Futuro, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex)

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ecg@dee.ufcg.edu.br.

5G

A tecnologia 5G é a quinta geração de internet móvel. Permite uma cobertura mais ampla e eficiente, altíssimos padrões de velocidade de conexão e de transferências de dados, além de um número significativamente maior de conexões simultâneas, possibilitando o acesso a produtos e serviços inovadores, além de uma economia de até 90% no consumo de energia dos aparelhos.

O 5G passou a funcionar no Brasil em outubro do ano passado em todas as capitais brasileiras. O próximo passo é a implantação da tecnologia nas cidades acima de 500 mil habitantes e nas regiões metropolitanas. A expectativa é de que até 2028 as cidades com até 30 mil habitantes sejam as últimas a ter a tecnologia disponível.

Deixe um comentário...