Venda de remédio contra Covid-19 é aprovada pela Anvisa

Foto: EUROPA PRESS / C.Lujan.POOL via Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na segunda-feira (21), a venda de um remédio contra a Covid-19. O medicamento, chamado Paxlovid, pode ser comercializado em farmácias do Brasil. O prazo de validade do remédio também foi ampliado, de 12 para 18 meses.

A venda em farmácias deve ser feita sob prescrição médica, com dispensação e orientação pelo farmacêutico ao paciente sobre o uso correto do medicamento. A autorização da Anvisa prevê ainda que o fabricante deve manter e priorizar o abastecimento para o programa do Sistema Único de Saúde (SUS).

A aprovação levou em consideração a venda do medicamento ao mercado privado em outros países com autoridades internacionais de referência, como Estados Unidos e Canadá. A medida também considerou o cenário epidemiológico atual, com a circulação das novas subvariantes da Ômicron e o aumento de casos da doença no país.

Segundo a orientação da Anvisa, o medicamento pode ser tomado apenas por adultos, dentro de cinco dias após o início dos sintomas, e não substitui a vacinação.

Deixe um comentário...