Vídeo: Putin faz primeira visita a cidade ucraniana ocupada pela Rússia

Vladimir Putin. Foto: Reprodução
Por Raphael Veleda
O presidente russo Vladimir Putin fez sua primeira visita a uma cidade ucraniana desde o início da invasão do país, há pouco mais de um ano. As agências estatais de comunicação da Rússia reportaram que Putin visitou Mariupol, que fica na região de Donetsk e foi pesadamente bombardeada pelos russos no início da guerra.
Putin teria entrado no território ucraniano ocupado ainda na noite de sábado (18/3), após visitar a Crimeia, uma península que pertencia ao terrotiório da Ucrânia até ser invadida e anexada pela Rússia há nove anos.
Imagens divulgadas pelo governo russo mostram Putin dirigindo por Mariupol e visitando um teatro e uma universidade. O presidente russo também aparece andando em uma rua e acenando.
Veja:
Ordem de prisão por crimes de guerra
A visita de Putin a territórios ocupados na Ucrânia ocorre dois dias após a Corte Penal Internacional, em Haia, emitir uma ordem de prisão contra o presidente russo, acusado de crimes de guerra.
“Há motivos razoáveis para acreditar que o sr. Putin tem responsabilidade criminal individual pelos crimes mencionados”, alegou o Tribunal de Haia em comunicado.
Após o anúncio, a Rússia disse não reconhecer a jurisdição do Tribunal de Haia, e afirmou que não extradita seus cidadãos.
“As decisões do Tribunal Penal Internacional não têm significado para o nosso país, inclusive do ponto de vista jurídico”, escreveu a porta-voz do Ministério ds Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em comunicado divulgado no Telegram.
“Voltando à cena do crime”
Mykhailo Podolyak, assessor da presidência da Ucrânia, protestou em postagem nas redes sociais contra a visita de Putin ao território ocupado.
“O criminoso sempre volta à cena do crime”, escreveu o assessor de Volodymyr Zelensky. “Enquanto o mundo civilizado anuncia a prisão do ‘diretor da guerra’ em caso de cruzar suas fronteiras, o assassino de milhares de famílias de Mariupol veio admirar as ruínas da cidade e seus túmulos. Cinismo e falta de remorso”, completou ele.
The criminal always returns to the crime scene. As the civilized world announces the arrest of the "war director" (VV Putin) in case of crossing its borders, the murderer of thousands of Mariupol families came to admire the ruins of the city & graves. Cynicism & lack of remorse.
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) March 19, 2023