Vídeo: Putin faz primeira visita a cidade ucraniana ocupada pela Rússia

0

Vladimir Putin. Foto: Reprodução

Por Raphael Veleda

O presidente russo Vladimir Putin fez sua primeira visita a uma cidade ucraniana desde o início da invasão do país, há pouco mais de um ano. As agências estatais de comunicação da Rússia reportaram que Putin visitou Mariupol, que fica na região de Donetsk e foi pesadamente bombardeada pelos russos no início da guerra.

Putin teria entrado no território ucraniano ocupado ainda na noite de sábado (18/3), após visitar a Crimeia, uma península que pertencia ao terrotiório da Ucrânia até ser invadida e anexada pela Rússia há nove anos.

Imagens divulgadas pelo governo russo mostram Putin dirigindo por Mariupol e visitando um teatro e uma universidade. O presidente russo também aparece andando em uma rua e acenando.

Veja:

Ordem de prisão por crimes de guerra

A visita de Putin a territórios ocupados na Ucrânia ocorre dois dias após a Corte Penal Internacional, em Haia, emitir uma ordem de prisão contra o presidente russo, acusado de crimes de guerra.

“Há motivos razoáveis para acreditar que o sr. Putin tem responsabilidade criminal individual pelos crimes mencionados”, alegou o Tribunal de Haia em comunicado.

Após o anúncio, a Rússia disse não reconhecer a jurisdição do Tribunal de Haia, e afirmou que não extradita seus cidadãos.

“As decisões do Tribunal Penal Internacional não têm significado para o nosso país, inclusive do ponto de vista jurídico”, escreveu a porta-voz do Ministério ds Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em comunicado divulgado no Telegram.

“Voltando à cena do crime”

Mykhailo Podolyak, assessor da presidência da Ucrânia, protestou em postagem nas redes sociais contra a visita de Putin ao território ocupado.

“O criminoso sempre volta à cena do crime”, escreveu o assessor de Volodymyr Zelensky. “Enquanto o mundo civilizado anuncia a prisão do ‘diretor da guerra’ em caso de cruzar suas fronteiras, o assassino de milhares de famílias de Mariupol veio admirar as ruínas da cidade e seus túmulos. Cinismo e falta de remorso”, completou ele.

About Author

Deixe um comentário...