Deputado diz que bancada do agronegócio está receosa com governo Lula

Pedro Lupion. Foto: Reprodução

Por Paulo Moura

O deputado federal e presidente eleito da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion (Progressistas-PR), apontou um desgaste entre o agronegócio e a gestão do presidente Lula (PT). Ele deu declarações em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News.

– Estamos assustados e um pouco receosos com relação ao início deste novo governo e as atitudes que foram tomadas em relação ao agro. O desmonte total do Ministério da Agricultura, retirar partes importantes do ministério e mandar para o Ministério Agrário, como foi o caso da agricultura familiar, como é o caso também do Cadastro Ambiental Rural, enviado para o Ministério do Meio Ambiente – falou.

E acrescentou:

– A própria Conab deixou de fazer parte do Ministério da Agricultura. Isso tudo nos preocupa muito, porque a gente perde a concentração da força de inteligência do planejamento do agro brasileiro de planejar o plano Safra, de calcular o que vai precisar de seguro, como que tem que ser os juros e o que vamos precisar de apoio do governo para as próximas safras. Nós estamos em um momento em que a gente vem de pelo menos quatro safras de defasagem, já temos problemas de estiagem no Sul do país e isso vai gerar problemas para a gente ter que enfrentar a questão do seguro. A preocupação é muito grande em relação ao Ministério da Economia e, principalmente, essa questão do desmonte total do Ministério da Agricultura (…). São grandes os desafios, mas a nossa bancada continua sendo a maior do Congresso, já somos praticamente 315 parlamentares para poder fazer a força que o agro precisa dentro do Congresso Nacional.

Deixe um comentário...