Detran-PB inicia emplacamento de veículos pela internet

Detran-PB. Foto: Rizemberg Felipe/Jornal da Paraíba/Arquivo

O emplacamento de veículos pela internet através do site Detran-PB começa a partir desta sexta-feira (23). O novo serviço será disponibilizado para o primeiro emplacamento, com isso, nos casos de vendas simples, o usuário vai poder emplacar o veículo zero quilômetro através da web.

No entanto, em nota, o Detran-PB afirmou que o serviço ainda não vai contemplar a venda direta e nem os veículos com isenção tributária. Para isso, os usuários vão precisar se dirigir a uma unidade do órgão.

De acordo com a portaria nº 199/2022, que regulamenta o serviço de forma online, para o primeiro emplacamento é necessário que o usuário tenha cadastro junto ao site oficial do Detran-PB. “Ao acessar o ícone do primeiro emplacamento o usuário deverá preencher os dados referente à chave eletrônica e o número do chassi que constam na nota fiscal do veículo, que deverá ser validado automaticamente pelo sistema”, estabelece.

Após a validação do processo, o proprietário deverá emitir uma guia de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) juntamente com a guia para o pagamento da taxa de serviço do primeiro emplacamento.

Com os valores pagos, o sistema vai processar a informação após a compensação bancária. Por fim, o usuário vai poder agendar a instalação da placa, apresentando o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e).

O proprietário ainda poderá escolher ter a placa instalada na concessionária responsável pela venda do veículo, se for localizada em solo paraibano.

Deixe um comentário...