Governo Lula designa 122 nomes para atuar no segundo escalão

Governo nomeia 122 pessoas para secretarias. Foto: EFE/André Borges

Por Lucas Dias

Na terça-feira (24), o Diário Oficial da União (DOU) publicou 122 nomes para o chamado segundo escalão da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As designações dos cargos têm como objetivo organizar e estruturar a nova administração do governo.

As nomeações foram assinadas pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB), e pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

Vale destacar que todas as nomeações passam pelo gabinete do petista, que por sua vez, recebeu um novo diretor de Gestão Interna, Paulo Cangussu André.

Entre aqueles que atuarão na Casa Civil, está Marcus Benício Foltz Cavalcanti, que chefiará a Secretaria de Programas, Parcerias e Investimentos (PPI). Bruno Moretti, Wellington César Lima e Silva e Maurício de Carvalho também trabalharão como secretários na pasta.

Já o comando da Secretaria Nacional de Seguranças Públicas do Ministério da Justiça será do ex-deputado Francisco Tadeu Alencar (PSB-PE). Na função de secretário Nacional de Justiça estará Augusto de Arruda Botelho.

A Secretaria Nacional dos Diretos das Pessoas LGBTQIA+ do Ministério dos Diretos Humanos será ocupada por Symmy Larrat, que será a primeira pessoa travesti no cargo.

Já o economista Bernard Appy assumirá o posto de secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda.

Enquanto o professor Getúlio Marques Ferreira será secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

Participaram do início das negociações para os cargos, a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann (PT-PR), o ministro das Relações Internacionais, Alexandre Padilha (PT) e outros líderes partidários.

Deixe um comentário...