Lula diz que lado bom de Haddad é o “sangue árabe” do ministro
Por Paulo Moura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, durante reunião ministerial na sexta-feira (10), que o “lado bom” do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é que ele tem “sangue árabe”. A declaração foi feita enquanto o petista dizia para os ministros não terem medo de expor as dificuldades de cada pasta, pois o “homem do dinheiro” estava presente.
– Não tenham medo de falar de dificuldade e nem de dinheiro, porque o homem [Haddad] está aqui! Esse é o lado bom do ministro da Fazenda, que é o sangue árabe – declarou Lula.
O “sangue árabe” citado por Lula vem da origem da família do ministro, oriunda do Líbano. As raízes de Haddad já foram inclusive lembradas por outra integrante do governo, a ministra Simone Tebet, do Planejamento. No fim do ano passado, ao falar sobre o trabalho entre os dois, a ex-senadora disse que a dupla não tinha “como dar errado” pelo fato de ambos terem origem libanesa.
– Nós já começamos tendo três identidades: somos professores universitários, ele tem parentes do meu estado, são amigos em comum, e aí ele me deu a terceira: nós somos de origem libanesa, então não tem como dar errado – disse Tebet, na ocasião.