Mãe é atacada na web ao revelar que bebê de um mês nunca tomou banho

Shahnta Hoare. Foto: TikTok

A influenciadora Shahnta Hoare, de 24 anos, foi duramente criticada na internet após revelar em seu perfil do TikTok que seu filho, com pouco mais de um mês de nascido, ainda não havia tomado banho. A jovem, que vive em Washington com o marido e seus quatro filhos, disse que optou por não limpar a criança por causa dos benefícios para saúde.

Shahnta deu a luz ao seu quarto filho, Ozzy, no início de maio desse ano. Em junho, fez um vídeo revelando que o caçula ainda não havia tomado nenhum banho sequer. De acordo com a mãe, o intuito era que a pele do bebê tivesse tempo suficiente para absorver o vérnix caseoso.

O vérnix caseoso é uma substância que se forma até o terceiro trimestre da gestação. Com textura pastosa, tem a função de facilitar a passagem pelo canal vaginal no momento do parto, e proteger a criança ainda no útero, permitindo que ela se desenvolva em meio ao líquido amniótico.

foto colorida de mãe segurando bebê

foto colorida de mãe segurando bebê

foto colorida de mulher com duas crianças

montagem de duas fotos coloridas de mãe segurando seu bebê

O vídeo dividiu opiniões na internet. Após a publicação, milhares de internautas se manifestaram nos comentários do post. “Oh meu Deus, o que vocês tem contra ser limpo?”, indagou uma usuária da rede. “Sem julgamento, mas dei banho nos meus filho no dia seguinte ao nascimento, e ambos tem uma pele linda e macia”, disse outra.

Alguns internautas ficaram curiosos. “Não começa a cheirar (mal)? Não entendo sobre este tipo de coisa! Há algum benefício para não banhá-los?”, questionou uma mulher. Embora a maioria das pessoas tenha ficado surpresa, também teve quem concordasse com a atitude. “Não há nada de errado com isso”, comentou uma espectadora. “Nós fizemos a mesma coisa com meu segundo bebê”, compartilhou outra.

Assim que o vídeo viralizou, Hoare voltou a rede social para contar os motivos de não ter dado banho no filho.

“Os recém-nascidos não ficam sujos. Você pode limpar o bumbum com um pano úmido. A pele deles é muito frágil e delicada e pode ficar ressecada muito facilmente. É por isso que escolhemos não usar sabão”, justificou.

Ao jornal The Post, Shahnta explicou as razões por trás da decisão dela e do marido. “(o vérnix caseoso) ajuda os recém-nascidos a regularem a temperatura corporal, proporciona uma barreira protetora e também é um antimicrobiano”, argumentou a tiktoker.

Para a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Organização Mundial de Saúde (OMS), o vérnix realmente não deve ser retirado logo depois do nascimento. As entidades afirmam que o ideal é esperar 24 horas para dar o primeiro banho. Se não for possível, a recomendação é que se aguarde pelo menos seis horas.

Deixe um comentário...