Paraíba vai imunizar contra Mpox e prioriza público específico com HIV

Vacina contra Mpox — Foto: Roberto Carlos/Secom
A Paraíba recebeu 200 doses de vacina contra Mpox e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já enviou as doses para os serviços de referência em João Pessoa, Campina Grande e Patos. A distribuição aconteceu na quinta-feira (16/3) e o objetivo agora é iniciar a vacinação do público-alvo.
São poucas as doses enviadas. Isso porque, como cada pessoa imunizada precisa tomar duas doses, o lote só é suficiente para imunizar 100 pessoas em toda a paraíba. Por causa disso, o foco está no público com maior risco de evolução para as formas graves da doença: homens cis, travestis e mulheres trans com ao menos 18 anos e que estejam vivendo com HIV com status imunológico de contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células.
A imunização vai ser realizada no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais de João Pessoa e nos serviços de assistência especializada de Campina Grande e de Patos e o intervalo entre as duas doses é de 28 dias.
Como são poucas as pessoas a serem imunizadas. Vão ser contempladas aquelas que já estão sendo acompanhadas pelos serviços da SES. São os próprios serviços que vão entrar em contato com elas para que sejam vacinadas.