Praias de João Pessoa e Cabedelo têm 355 imóveis autuados por irregularidades no uso de água
Em um mês, mais de 350 imóveis de praias da Região Metropolitana de João Pessoa foram autuados em uma operação para combater furto de água. O número é resultado de uma operação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).
A ação começou em 9 de dezembro de 2024. Ela ação acontece simultaneamente nos bairros de Cabo Branco, Manaíra, Tambaú, Jardim Oceania e Bessa, em João Pessoa, e nas áreas de Poço, Camboinha, Intermares e Ponta de Campina, em Cabedelo.
Até o momento, 355 imóveis foram autuados por irregularidades como religação clandestina, desvios e fornecimento indevido de água a terceiros. Nos outros 2.015 imóveis fiscalizados, não foram encontradas irregularidades. “Aproveitamos a visita para orientar os clientes sobre o uso correto da rede de água e também atualizamos o cadastro”, afirmou Thiago Heleno, subgerente comercial do Litoral.
O furto de água é classificado como crime contra o patrimônio, conforme o artigo 155 do Código Penal, e pode resultar em reclusão de 1 a 4 anos, além de multa. A Cagepa também aplica penalidades administrativas, como a suspensão do fornecimento e multas que podem chegar a R$ 10 mil.
A empresa orienta que denúncias de consumo irregular podem ser realizadas de forma anônima pelo número 115, com ligação gratuita, ou pelos canais digitais, como WhatsApp (83) 98198-4495, site oficial ou aplicativo da Cagepa.