Rússia proíbe Sean Penn e Ben Stiller de entrar no país por apoiarem a Ucrânia na guerra

0

Ben Stiller durante encontro com Volodymyr Zelensky em Kiev em junho de 2022 — Foto: Divulgação/Governo da Ucrânia

A Rússia sancionou os atores Ben Stiller e Sean Penn na segunda-feira (5) por causa das críticas dos dois à guerra na Ucrânia.

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia publicou uma lista de 25 cidadãos dos EUA (os nomes dos atores estão nessa lista) que estão proibidos de entrar no país. A maioria dos sancionados é de políticos.

Stiller e Penn verbalizaram o apoio deles à Ucrânia no conflito e encontraram o presidente Volodymyr Zelensky.

Em um encontro em Kiev em junho, Stiller disse a Zelensky que o ucraniano era seu herói. O ator estrelou os filmes Zoolander e Entrando numa Fria Maior Ainda com a Família e Uma Noite no Museu.

Sean Penn, que venceu o Oscar duas vezes, esteve na Ucrânia para gravar um documentário quando as tropas russas invadiram o país. Ele teve que sair caminhando, junto com milhões de ucranianos que atravessaram para a Polônia nos primeiros dias da guerra.

Ele tem apoiado Zelensky desde então. Em junho, ele voltou à Ucrânia para encontrar o presidente. Penn também visitou Bucha e Irpin, locais onde há denúncias de massacres pelas forças russas.

A Rússia nega que tenha atacado civis

As pessoas sancionadas têm seus bens congelados e ficam impedidas de fazerem negócios com cidadãos russos, além de serem proibidas de entrar no país.

A lista também inclui a secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, quatro vice-secretárias de comércio e seis senadores dos EUA.

O Ocidente impôs uma enxurrada sem precedentes de sanções econômicas e pessoais à Rússia em resposta à invasão da Ucrânia.

Moscou retaliou com sanções diretas a políticos, líderes empresariais e figuras culturais que, segundo ela, são hostis à Rússia.

About Author

Deixe um comentário...