“Para aumentar o volume muscular, é preciso organizar alimentação, descanso e treino. O primeiro fator precisa do equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras boas. O segundo deve incluir intervalo curto entre os exercícios e uma boa noite de sono. Já o terceiro deve abranger atividades físicas que não necessariamente precisam dos pesos de academia”, explica Carol.
Confira exercícios, além da musculação, para ganhar massa muscular:
1. Treino funcional
O treinamento funcional envolve uma série de exercícios multiarticulares e visa trabalhar várias regiões do corpo simultaneamente. Além de servir contra o sedentarismo, é possível usar a modalidade para ganhar massa muscular, já que se trabalha a resistência contra a ação do corpo.
2. Calistenia
“A calistenia é uma forma de exercício em que o indivíduo realiza uma variedade de movimentos aproveitando o peso do próprio corpo como resistência. Por exemplo, eu tenho mais ou menos 58 kg. Se eu fizer um agachamento livre ou flexão, estarei usando o peso a meu favor”, destaca Carol.
3. Crossfit
O Crossfit é uma modalidade capaz de impulsionar o ganho de massa muscular devido à sua abrangência no desenvolvimento de condicionamento físico, resistência e força. A modalidade engloba uma série de movimentos variados de alta intensidade, podendo ou não fazer uso de equipamentos, com o objetivo de estimular o corpo de forma completa e eficaz.
Consciência corporal
Existem várias possibilidades para ganhar massa muscular, mas Carol explica que é importante treinar com consciência corporal. “Ou seja, lembrando que os resultados são construídos com a prática constante dos pilares e com a percepção dos próprios limites”, orienta a personal trainer.