Putin assina decreto que simplifica cidadania russa para ucranianos

Vladimir Putin. Foto: Reprodução

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um decreto nesta quarta-feira (25/5) simplificando o processo de obtenção de cidadania russa para ucranianos das regiões de Kherson e Zaporizhzhia. A medida tem a intenção de acelerar o movimento de “russificação” das populações locais durante a guerra.

Os habitantes das duas regiões não precisarão ser aprovados em uma prova de idioma, comprovar que possuem recursos financeiros suficientes nem mostrar que já viveram antes no país. O documento sancionado por Putin modifica um decreto de 2019 que agilizava a concessão de cidadania para moradores das províncias de Donetsk e Lugansk.

A Rússia afirmou ter controle total de Kherson no início de março, durante as primeiras semanas da guerra. Já a Zaporizhzhia foi alvo de ataques aéreos por parte de Moscou na última madrugada.

Segundo a Reuters, o governador ucraniano em Kherson foi expulso pela administração formada por militares e civis. Afirmaram, ainda, no início de maio, que planejam pedir a Putin uma incorporação da região à Rússia até o final do ano. A Ucrânia prometeu recuperar todos os territórios ocupados.

 

Deixe um comentário...